Chef Érick Jacquin ensina como comer bem e emagrecer

Érick Jacquin (Dun Sur Auron, 9 de Dezembro de 1964) é um cozinheiro francês, que atua na América Latina. Ficou conhecido ao se tornar jurado da versão brasileira do reality show MasterChef, transmitido pela Band.

eric

 

Biografia

Érick Jacquin nasceu em 1964, em Dun Sur Auron, uma pequena e tradicional cidade do Departamento de Cher, situado no centro da França, perto do Vale do Loire, região vinícola e também dos castelos onde residiam os Reis da França.

Essa região tem algumas especialidades gastronômicas, mas não é exatamente a alta gastronomia o que predomina. Por essa razão é que Érick Jacquin, depois de cursar a École Hôtelière Saint Amand Monrond, decidiu trocar sua cidade natal por Paris- capital dos grandes restaurantes e onde se encontram os maiores Chefs de Cozinha.

Em Paris, começou trabalhando com Alain Morel, no Restaurante Chardenoux e, em seguida, com Gerard Faucher. Depois com Philippe Groult – o melhor “ouvrier” da França, Roland Magne – “Maître Cuisinier de France” e, também, no Restaurante “Le Toit de Passy”, todos restaurantes estrelados, renomados e presentes nos melhores guias gastronômicos.

Finalmente trabalhou com Henri Charvet – “Maître Cuisinier de France” e proprietário do Restaurante “Le Comte de Gascogne”, que lhe confiou a responsabilidade da cozinha de seu prestigioso restaurante especializado em “Foie Gras” com toques de aromas da Provence. Após seis anos de muito trabalho, recebe sua primeira estrela no guia Michelin em 1995 – Não existe nada melhor para um Chef do que ganhar a primeira estrela, a não ser quando ganha a segunda.

Sair da França não fazia parte dos planos do Chef Jacquin até que uma proposta irrecusável o trouxe para São Paulo para comandar a cozinha do restaurante Le Coq Hardy, onde ficou por 4 anos e conquistou o respeito do público e da crítica especializada. Durante os últimos 5 anos, no comando da cozinha do Café Antiqüe, consagrou-se definitivamente como um dos grandes Chefs de Cozinha em atuação no País, recebendo diversas vezes o título de Chef do Ano, e consagrou o restaurante Café Antique, do qual se desligou em setembro passado, como um espaço de alta gastronomia na pura tradição francesa.

Atuando também como consultor, o Chef Jacquin é responsável pelos cardápios do Le Vin Bistrot, do Buffet Infantil Billy Willy e do recém inaugurado L´Ami Bistrô, no Itaim.

Érick Jacquin executa uma cozinha autenticamente francesa, sem nenhum outro sotaque, que prima pela leveza, sabor especial e visual elaborado. Nela predominam produtos frescos da mais alta qualidade, com toques da gastronomia tradicional e com aromas e sabores que lembram o sol do Sul da França.

No dia 9 de dezembro de 1998, dia de seu aniversário, Érick Jacquin recebeu um presente muito especial: foi o primeiro Chef de Cozinha em atuação na América do Sul a ser reconhecido e nomeado “Maître Cuisinier de France” – a mais alta honraria da Gastronomia Francesa.

 

O chef ainda ensina como fazer uma boa massa miojo, mais simples do que se pode imaginar:

 

Miojo é uma refeição gostosa, barata e que pode ser feita em menos de cinco minutos. Algumas pessoas usam com complemento para outra coisas, como frango ou salada, mas não existe nada melhor do que o miojo clássico.

 

Outro tipos de macarrão instantâneo podem ser feitos da mesma maneira.

 

  1.  
    Método 1

No Fogão

Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 1

  1. Use uma panela de bom tamanho para cozinhar o miojo. Ela deve ser grande o suficiente para reunir todo o macarrão sem quebrá-lo, e deve ser pequena para que dois copos de água cubram o miojo.
    Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 2
  2. Coloque dois copos de água na panela. Você pode usar outro tipo de líquido, como molho de soja ou carne, mas água funciona bem.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 3
  3. Aqueça a água. Ligue o fogão no máximo e espere a água na panela ferver.
    • Cuidado quando a água começar a ferver. As bolhas podem subir e derramar. Portanto, assim que começar a ferver, você pode diminuir o fogo.
      Imagem intitulada 160018 3 bullet 1
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 4
  4. Coloque o miojo na água. A água deve estar fervendo. Use um garfo para empurrar o macarrão para baixo da água se ele estiver flutuando. Se preferir, você pode quebrar o bloco de macarrão em pedaços antes de cozinhar.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 5
  5. Mexa bem. Se você quer que o cozimento seja uniforme e que seja mais rápido, misture os fios soltos que ficam flutuando.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 6
  6. Espere. O tempo de cozimento comum é de três minutos, mas pode demorar um pouco mais. Quando o macarrão começar a ficar amarelado, estará pronto. Nesse ponto os fios devem estar totalmente separados. Nesse momento, quando você coloca o garfo na água, alguns fios ficam presos nele.
    • O miojo está pronto para comer quando estiver mole. Se cozinhar alguns minutos a mais, ele vai ficar muito mole e pastoso. Talvez você prefira assim.
      Imagem intitulada 160018 6 bullet 1
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 7
  7. Coloque o tempero. Note que existe uma quantidade muito grande de sódio no pacotinho de tempero – se você tem problemas de saúde, talvez seja melhor colocar menos, ou nenhum tempero.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 8
  8. Misture bem. Nesse momento você pode fazer duas coisas: colocar todo o conteúdo da panela, incluindo a água no prato, ou retirar a água e comer só o macarrão.
     
    Método 2

No Microondas

Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 9

  1. Coloque o miojo cru em uma vasilha própria para microondas. Coloque o tempero em cima do macarrão.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 10
  2. Acrescente 2 copos de água. Misture bem o tempero na água.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 11
  3. Coloque a vasilha no microondas e cozinhe por 3-4 minutos.
     Imagem intitulada Make Ramen Noodles Step 12
  4. Se você quebrar o macarrão antes de cozinhar, ele deve estar pronto. Se não estiver, deixe cozinhar por mais um pouco. Mesmo que não seja tão bom, é mais fácil para aqueles que não querem mexer e esperar no fogão.
    Método 3

Com Água Fervente

Outra boa maneira de fazer miojo é usando a água quente de uma cafeteira ou com um aquecedor. Isso funciona bem se você não tem um fogão ou microondas por perto. Só o que você precisa fazer é colocar água quente no pote de miojo e deixar cozinhar por três minutos.

Dicas

  • Pequenos ajustes no caldo podem fazer grandes diferenças.
    • Colocar uma colher de manteiga na água melhora o gosto.
    • O gosto de amido pode ser retirado, e também um pouco da gordura, se você remover a água em que o miojo foi cozido (normalmente ele não tem nenhuma vitamina para perder com isso). Um bom começo seria usar menos água do que o recomendado, porque o miojo já vai absorver a quantidade necessária de líquido. Você pode também adicionar outras coisas no caldo, como shoyu, temperos, vegetais…
  • Se você não tem certeza se tem muita água na panela, cozinhe o macarrão e coloque o tempero depois de retirar o excesso de líquido. Deixe a água que for suficiente e misture bem.
  • Comer miojo com garfo pode ser um sacrilégio e totalmente constrangedor para você perto de algumas pessoas, especialmente da cultura japonesa. Aprenda a comer com palitos.
  • Uma maneira simples de deixar o miojo mais saudável é colocar uma xícara de vegetais na água fervente e esperar que cozinhem junto com o miojo. Você pode também colocar outros tipo de carne e temperos para dar um gosto diferente.
  • Coloque um ovo quando estiver fervendo para ter mais proteínas e um gosto melhor. Jogue o ovo inteiro e misture um pouco para ter pedaços de ovo, ou frite antes para deixar mais crocante.
  • Algumas pessoas colocam metade do tempero na hora de cozinhar, e depois a outra metade quando já estiver pronto sem água. O gosto fica bem mais forte, mas não se esqueça de misturar bem.

Avisos

  • O miojo é rico em gorduras devido ao processo de fabricação e o tempero é rico em sódio, e os dois têm baixa quantidade de nutrientes. Não faça desse prato um costume na sua dieta. Macarrão comum é igualmente fácil de preparar, mas tem menos gordura, geralmente é enriquecido com vitaminas e é consumido com outros alimentos nutritivos, como tomate ou carne.